Tal como muitos outros aparelhos do nosso dia-a-dia, um telemóvel são um verdadeiro mistério para a maior parte das pessoas. Na verdade, um telemóvel não é realmente um telefone, mas um aparelho de rádio que funciona de um modo análogo a um rádio amador, ou um CB portátil. A grande diferença está no facto de a banda CB usar apenas uma frequência para falar e para ouvir, o que leva a que quando está alguém a falar o outro lado só pode ouvir e vice-versa. Um telemóvel utiliza duas frequências diferentes: uma para falar e outra para ouvir, permitindo uma conversa normal.
Vantagens por quase todos os lados:
O sistema GSM não fez tanto sucesso à toa, afinal ele é atraente tanto para os UTILIZADORES quanto para as empresas. Meu telemóvel tem padrão GSM tendo a vantagem de poderem circular (com roaming, pagando taxas) pelos países mantendo a sua cobertura através da migração automática para outras operadoras.
Além disso, ainda posso realizar livremente as trocas de aparelhos (para quaisquer outros modelos GSM), mesmo assim ficando com seus números de telefone graças à utilização de chips independentes chamados cartões SIM. Nestes mesmos cartões ainda ficam armazenados alguns dados, como agendas de contactos que podem ser importados para os aparelhos directamente.
Um outro motivo para o sucesso do GSM foi a compatibilidade: apesar de ter passado por transformações em seus padrões e implementações de novas tecnologias, todos os aparelhos que operavam pelo sistema GSM antigo continuaram normalmente nos mais novos.
Junto com a evolução nos padrões, ainda foi inserido mais um método de comunicação rápido: o SMS. Também conhecidos como mensagens de texto esta forma de troca de informações ganhou popularidade pela facilidade de envio e, acima de tudo, pelos baixos custos em relação às ligações convencionais.
Hoje o sistema GSM está presente em todo o território nacional e em boa parte do planeta. Tendo também em conta de muitas pessoas já começam a optar pelo 3G. Desvantagens
No entanto, o uso massivo deste aparelho, acarreta grandes desvantagens, nomeadamente, o facto de destruir as relações interpessoais e o diálogo entre as famílias e prejudicar a saúde, em especial o desenvolvimento cerebral, devido às radiações que estes emitem. Ou seja, quanto mais tempo se passar ao telemóvel maior é a probabilidade de se contrair uma doença inerente à utilização deste aparelho. Em suma, neste momento, seria incongruente abolir os telemóveis em função das suas desvantagens, porém incentivar através de campanhas de prevenção, entre outros métodos, é um procedimento a intensificar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário