domingo, 18 de abril de 2010

Saberes Fundamentais DR 2

C.L.C.
Núcleo Gerador
Saberes Fundamentais
Validação DR 2
Trabalho escolhido B
Blaise Pascal nasceu na província francesa de Auvergne em 19 de Junho de 1623 e foi um prodígio matemático. A princípio o seu pai, que também tinha inclinação para esta ciência, não lhe deu acesso a livros de matemática para que desenvolvesse outros interesses, mas aos doze anos o menino mostrou muito talento para a Geometria e a partir daí sua inclinação passou a ser encorajada pelo pai.
Na física, Pascal contribuiu no campo da hidrostática, desenvolvendo importantes estudos que tiveram como inspiração as descobertas do italiano Evangelista Torricelli sobre a pressão atmosférica que reanimou a velhíssima controvérsia sobre o "horror ao vácuo". Pascal, então, escreve um texto Prefácio ao tratado sobre o vácuo, no qual trata da questão da Ciência e da tradição. Neste texto Pascal divide o conhecimento humano em dois tipos: um baseado na autoridade e na tradição, sendo seu melhor exemplo a teologia; outro, na experiência e na razão sendo a física um modelo: "Mas o campo em que a autoridade tem a força principal, é o da teologia, pois ela é inseparável da verdade e somente pela autoridade, conhecemos a verdade: de modo que para obter certeza plena nas matérias mais incompreensíveis para a razão, basta mostrar que estão nos livros sagrados... Já o mesmo não ocorre com as matérias que caem no âmbito dos sentidos ou do raciocínio: aí, a autoridade é inútil e esses conhecimentos dependem só da razão. Razão e autoridade têm seus direitos delimitados: aqui prevalece uma; lá, reina a outra..." (Pieper, 1997)
Assim, Pascal devido a sua educação liberal, interpretava os resultados obtidos de seus experimentos sem os preconceitos da época. Em uma de suas experiências ele teve a comprovação de que o equilíbrio da coluna de mercúrio se deve à pressão atmosférica. A experiência decisiva foi realizada no Puy-de-Dome, de acordo com as instruções de Pascal que a repetiu em Paris, na torre de Saint-Jacques. Desapareceram as últimas dúvidas: a altura da coluna de mercúrio varia com a altitude do lugar (4). Em 1653, Pascal enunciou e provou experimentalmente este princípio: O acréscimo da pressão em um ponto de um líquido em equilíbrio, transmite-se integralmente a todos os pontos deste líquido. Uma aplicação deste princípio é encontrada em máquinas hidráulicas que são capazes de "multiplicar forças", tais como a prensa hidráulica e o freio hidráulico.De 1639 a 1647, Pascal acompanha seu pai Etienne Pascal que foi enviado pólo Cardeal Richelieu para Rouen, capital da Normandia. Como seu pai era cobrador de impostos, Pascal construiu uma máquina de calcular para ajudá-lo na execução do seu trabalho. A Pascalina, depois de inúmeros esforços devido aos poucos recursos para época, chegou a ser patenteada mas sua fabricação em série foi descartada. Foi a partir de 1647, que Pascal dedicou-se mais aos estudos no campo da matemática. Ele passou, então, a dedicar-se aos estudos das probabilidades, realizando experiências com problemas aritméticos. A partir de suas observações dos jogos de dados desenvolveu os seus cálculos de probabilidades, a famosa fórmula da Geometria do Acaso. O Triângulo de Pascal foi um dos trabalhos resultantes dessas pesquisas com jogos de azar. Pascal morreu em Paris, aos 19 de Junho de 1662, depois de atrozes sofrimentos, que soube suportar com grande resignação. Suas últimas palavras foram: "Que Deus jamais me abandone!"

Blaise Pascal
A prensa hidráulica foi construída por Joseph Bramah, em 1796 sendo prensa hidráulica é uma aplicação directa do princípio de Pascal.
No meu local de trabalho temos como uma das ferramentas mais importantes dois tipos de prensas manuais, e as hidráulicas que usamos no fabrico de várias peças que nos são encomendadas pelos nossos clientes pois temos várias prensas com categorias de que vai das mais simples 60 toneladas às de 650 toneladas todas elas munidas com os sistemas de segurança mais modernos que existem de momento que são de células fotoeléctricas.

Prensa hidráulica
Definição de prensa hidráulica:
A prensa hidráulica é uma classe de ferramenta mecânica que foi importante em tornar possível a revolução industrial. Antes, a transformação de materiais laminados requeria que o material fosse martelado e lhe fosse dada forma manualmente com o uso de um maço e buril. Houve outras tecnologias de prensa, como a prensa de parafuso, mas tinham limitações significativas — sendo a maior a pressão que eram capazes de atingir. As prensas hidráulicas modernas são capazes de pressões superiores a 2 000 toneladas, e conseguem dar forma a frio ao metal. Outra aplicação das prensas hidráulicas é a formação de materiais compósitos na indústria de tijolos e do betão, permitindo a criação de formas complexas e o fabrico em linha de montagem.

Prensa hidráulica 12oo toneladas
A prensa hidráulica
Refere-se a presente invenção a uma prensa hidráulica modulada e, com dispositivos especiais que permite uma grande eficiência e desempenho nos processos de estampagem de chapas metálicas e afins.
A prensa hidráulica é constituída de estruturas, montadas em sequência e, onde cada uma delas é dotada na sua parte intermediária de uma barra transversal e barra na longitudinal, em sua parte inferior, de duas barras, colocadas longitudinalmente e pés, os quais são travados por barras transversais e barras longitudinais e que recebem uma micro estrutura com motor eléctrico e bomba hidráulica e, em sua parte superior, a dita estrutura é dotada de uma crista com orifícios , bandeja superior , nas quais são fixadas as guias de alinhamento dotadas, em suas extremidades inferiores, de ponteiras roscadas e tendo ainda bandeja inferior nas quais são fixadas barras longitudinais , que recebem o encosto do êmbolo dos macacos hidráulicos, apoiados nas barras .

Sem comentários:

Enviar um comentário